Tudo na vida existe um lado bom e outro ruim. Quando o Taekwodno se tornou esporte olímpico, houve uma grande divulgação da arte marcial, mas uma transformação também aconteceu com todo o “universo” do Taekwondo. As aulas se modificaram, e com o tempo passaram a ser mais voltadas para o âmbito competitivo, infelizmente as regras das competições WTF são muito limitadas, para proteger a integridade dos atletas (não discordo disso. Ao contrário do que alguns pensam, um chute de Taekwondo pode matar uma pessoa facilmente).
Mas
com isso, foi deixado para trás técnicas e aprendizados extremamente
importantes nas artes marciais.
Taekwondo
não é somente competição. Vai muito, além disso. E um bom exemplo um
chute chamado YOP TCHAGUI (Chute lateral com a “faca” do pé).
Esse
é chute pouco usado pelos atletas participantes de competições, mas usado por
aqueles que gostam de fazer demonstrações de taekwondo.
Fiz
esse post por que odeio ver pessoas falando que o Taekwondo é uma luta de um
chute só. Apesar de ter que admitir que nas competições o que mais é visto é distribuição gratuíta de BANDAL TCHAGUI (Chute em diagonal com o peito do pé).
Nossa
Arte Marcial é bem mais rica em técnicas do que mostram por aí.
O
YOP TCHAGUI é um chute extremamente eficiente e quando bem usado é perfeito numa luta. Vou postar aqui um tutorial, uma video aula de como se deve aplicar o Yop Tchagui corretamente. Apesar de estar em Inglês, dá para entender perfeitamente.
Não sei se foi só comigo, mas o vídeo está off... com relação ao Yop Tchagui, é um ótimo chute rico tecnicamente por ter varias funções combativas, como ataque, contra-ataque, bloqueio e também serve de régua para um eventual segundo chute ou movimento.
ResponderExcluirAlgumas artes marciais se quer usam esse chute, mas é um dos meus preferidos. Utilizo e acredito no seu potencial em luta. Sobre o vídeo...realmente houve algum probleminha, mas vou substituí-lo ainda hoje. Obrigado pelo comentário!
ResponderExcluir