Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Não se preocupe com a "COR" da sua faixa, mas sim com a "QUALIDADE" dela

Já li duas vezes a mesma frase de dois grande nomes das artes marciais..."faixa só serve para segurar as calças"...rs. De certa forma eles dois não deixam de ter razão. (Bruce lee e Mestre Hélio Gracie).

Eu já estive em vários estados brasileiros e já vi atletas e artistas marciais se vangloriando por estarem de posse de uma faixa "superior" a de outros colegas. Às vezes isso não passa de uma leve brincadeira, mas quando se torna algo sério é algo para se preocupar, por que se analisarmos com cautela vamos ver com clareza que uma faixa não mede nosso conhecimento, mas sim o nosso tempo de treino e a qualidade do mesmo.

Aquele aluno que se esforça, que treina continuamente, exaustivamente e que não desiste diante das dificuldades, esse sim vai ver bons resultados.

Vou dar um exemplo. Na Coreia do Sul, país sede do Taekwondo, raiz dos melhores e maiores "taekwondistas" do mundo, é muito comum vermos crianças já estarem graduados com a Faixa Vermelha Ponta Preta (Última faixa antes da preta) e apresentarem técnicas extremamente avançadas.
Por isso, precisamos sempre estar alertas em relação a isso. Não nos atermos em cores de faixas, mas sim no nível técnico de cada um.

Não estou dizendo com isso que não devemos respeitar aquele colega ou instrutor que é mais graduado, muito pelo o contrário, precisamos e devemos ressaltar cada vez mais o respeito pelos nossos instrutor e superiores, como diz o Juramento do Taekwondo.

Mas...devemos ter em mente a seguinte frase:

Não se preocupe com a "COR" da sua faixa, mas sim com a "QUALIDADE" dela.


Um comentário:

  1. Estou iniciando na arte do Jiu Jitsu (Arte Suave). Mas também tenho um interesse especial pela arte do TaeKwonDo (Caminho dos Pés e das Mãos). Essas palavras são muito sábias. Não devemos nos preocupar com a nossa faixa, mas sim com a qualidade de nosso treinamento. Mas como estou começando, tenho muitas dúvidas de entender o que significa "qualidade da faixa".

    ResponderExcluir