Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

sábado, 2 de junho de 2012

A influência do Kihap (Grito) na força do chute

Contextualização: O conhecimento correto das técnicas de artes marciais e de seus possíveis efeitos sobre o desempenho do praticante tem fundamental importância para que se consiga atingir o melhor resultado durante a execução de um golpe. Faz parte da técnica de diversas artes marciais orientais o uso do kihap. O termo kihap se refere ao grito usado pelos praticantes de artes marciais, que se acredita potencializar a força do golpe. Entretanto, pouco se sabe sobre o real efeito do uso do kihap no golpe. Objetivo: Avaliar o pico de aceleração a partir do chute Toliõ-Tchagui do Taekwondo em duas situações especificas, com e sem o uso do kihap, verificando assim se o kihap tem a capacidade de potencializar o impacto do chute. Metodologia: A amostra foi composta por 6 praticantes de Taekwondo, com rotina de treino de no mínimo 4 vezes semanais, que tenham experiência em executar o chute Toliõ-tchagui e sem histórico de lesão nos últimos seis meses.

Cada individuo executou 2 series de 30 chutes contra um saco de pancadas, alternando chutes com grito e sem grito, enquanto o pico de aceleração foi obtido utilizando um acelerômetro uniaxial fixado no saco de areia. O teste de Wilcoxon foi utilizado para verificar diferença entre as duas situações. Resultados: Em média foram encontrados maiores valores de pico de aceleração na situação com o kihap (8,0 g ± 3,5) em relação à situação sem kihap (7,3 g ± 2,9), com p=0,001.

Conclusão: Os resultados desse estudo sugerem que o kihap tem a capacidade de potencializar o impacto do chute.

2 comentários:

  1. há prós, como a matéria indica, mas há também contras, como é o caso de levar um contra-ataque na hora em que usa o kihap... pode acontecer de tirar a mandíbula do lugar ou até mesmo quebrá-la... o efeito não é tão devastador quando o lutador mantém a boca fechada e compacta.

    A relação entre o kihap e a força é a respiração...um exemplo de como a respiração pode ser usada para potencializar os golpes e não expor o lutador a tal fatalidade é o boxe moderno, esta entendeu a importância da respiração e também os perigos do grito, a solução foi soltar o ar(de forma comprimida como no grito) pelo nariz.

    É claro que o resultado não é o mesmo, não ficará tão forte como com kihap, também não ficará tão fraco como sem kihap, mas te dará um golpe potente sem expor a boca a um resultado trágico... não estou aconselhando para que nunca se use o kihap, mas para que use o bom senso de usá-lo quando tiver certeza que não vai perder os dentes! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Bom senso...essa é a palavra...nem grito demais...nem grito de menos...rs. Boa meu amigo. Obrigado pela sua contribuição.

    ResponderExcluir