Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

domingo, 1 de julho de 2012

Grão Mestre Yong Min Kim (9º DAN)


Grão Mestre Yong Min Kim

Ex Presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, grão mestre Yong Min Kim nasceu em Soon Chun (Coréia do Sul) e tem sua vida dedicada ao Taekwondo, são mais de 40 anos em prol da difusão da arte pelo mundo.  Chegou ao Brasil em 1976, onde iniciou seu trabalho de propagação do Taekwondo na academia Kim, na rua Voluntários da Pátria, 245. 
            Participou do programa "Clube da Criança" da Rede Manchete de Televisão, onde ensinava a arte Taekwondo para os telespectadores, foi ator e co-roteirista de fotonovelas da Bloch Editores tendo como tema o Taekwondo e também personagem de histórias em quadrinhos publicadas por Bloch Editores, sob os títulos: "Mestre Kim, o Vingador", "Clássicos das Artes Marciais" e "As aventuras do mestre Kim".  

Possuidor de um currículo vastíssimo sendo entre outros, instrutor na Academia de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, de 1978 a 1982, da equipe de segurança do Governador do Estado, do 5o e 19o Batalhões de Choque da Polícia Militar, da Academia da Polícia Civil e da Polícia Federal.
            Em 1987, foi fundada Associação Brasileira de Taekwondo (ABT), onde o grão mestre Yong Min Kim foi eleito presidente, e em 1991 a ABT transformou-se na Confederação Brasileira de Taekwondo, sendo o grão mestre Kim novamente eleito como presidente e permanece até hoje.
Em 1994, foi eleito membro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e um ano depois, é também eleito presidente da colônia coreana no Rio de Janeiro e torna-se um dos 13 (treze) membros da Federação Mundial de Taekwondo.
            Além de seus notórios conhecimentos no Taekwondo, o grão mestre Yong Min Kim possui ainda o 7o Dan em I-Yon Bon* e 5o Dan em Hapkido*. 


CURRÍCULO DO GRANDE MESTRE

- Instrutor da Escola de Oficiais das policias Militar, Civil e Federal
- Conselheiro da PATU - União PanAmericana de Taekwondo
- Membro Ex-Officio do Conselho Executivo da WTF - World Taekwondo Federation
- Membro do Comitê Tecnico da WTF - World Taekwondo Federation
- Titulo de Cidadão Carioca (1993) pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
- Nomeado ChairMan do Comitê de Instrutores da PATU - União PanAmericana de Taekwondo.
- Moção de Louvor da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. (1999-2002)
- Moção de Congratulação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. (1999)
- Título de `Presidential Sports Award` oferecido pelo Presidente dos Estados Unidos da America - Bill Clinton. (1999)
- Título `Honorary Doctor of ARts in Physical Education` - Diploma da Glenford University - USA. (2000)
- Título de Embaixador da ONU (Organização das Nações Unidas) de Instrutor Internacional e Worls Peace Martial Arts Ambassador Association (WPMA)
- Homenageado na Câmara dos Deputados Federais.
- Dirigente de entidade nacional participante dos Jogos Olímpicos: Sidney (2000), Athenas (2004) e Beijing (2008).

Dia Internacional de Taekwondo (Taekwondo Day Festival)


04 de setembro
O Grão-mestre Yong Min Kim foi homenageado pelo Ministério do Esporte, Cultura e Turismo da Coréia, Yoo In Chon durante celebração do dia Internacional de Taekwondo em um palco especial montado no Parque Olímpico da Coréia.

O que é dia Internacional de Taekwondo?
O dia internacional de Taekwondo foi determinado pela Lei publicada no dia 22 de junho de 2008 pelo Congresso Republica da Coréia junto à aprovação de construção do Taekwondo Park na cidade de Mu-ju, Jôlabukdo, Coréia.
O dia Internacional de Taekwondo!
Para celebrar inclusão do Taekwondo como modalidade oficial nas Olimpíadas durante 103ª Assembléia Geral do Comitê Internacional de Olimpíadas realizado no dia 04 de setembro de 1994 em Paris.
Objetivo do Dia Internacional de Taekwondo
Determinação da lei do Taekwondo têm os seguintes objetivos:
1. Ser lembrada e celebrada inclusão do Taekwondo nas Olimpíadas com todos praticantes de 188 países;
2. Reconhecimento dos instrutores internacionais, promover intercambio e união;
3. Visar o maior desenvolvimento do Taekwondo como esporte internacional.
Promoção:
Ministério da Esporte, Cultura e Turismo da Coréia.
Organização:
Kukkiwon, WTF, KTA e Taekwondo Promotion Foundation (TKD Park)
Data:
03 a 05 de Setembro

O Grão Mestre Young Min Kim tem uma excelente academia na Rua Voluntários da Pátria 301, SOBRELOJA Botafogo, RJ. Sobre a supervisão do Mestre Renato.


 Video do Grão Mestre kim em ação:


38 comentários:

  1. Mestre Kim novinho ...mto legal ne! Tem que postar a foto q vc tem com ele!!! Bjim!

    ResponderExcluir
  2. Assim que der eu vou postar Dê. To separando aqui alguns arquivos pessoais que pretendo postar no Blog. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, muito bom o blog, queria saber se tem aqui no blog para download o filme do Mestre Kim - A arte milenar do Taekwondo.

    Se não tiver não teria como informar aonde encontro esse filme, ou se conseguirem não teria como vocês postarem para download aqui no blog não?

    Desde já, agradeço a paciência, vlw.

    ResponderExcluir
  4. Que Bom Allan que você gostou do nosso Blog. É sempre bom quando constatamos que nosso trabalho é reconhecido e está sendo feito direito, peço a você que seja membro do Blog para facilitar nossa comunicação. Sobre o vídeo, tenho pesquisado, assim que encontrar disponibilizo para todos, ok? Continue comentando, é importante para todos. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Tive a oportunidade de conhecê-lo em Curitiba em um open organizado pelo mestre Kang, na edição de 99. Ele foi muito gentil.
    Foi muito legal porder falar com ele, quando eu comecei a treinar Taekwondo eu via ele no programa Cometa alegria e eu tinha as histórias em quadrinhos dele também.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Dois dos meus exames de faixas, foram realizados com ele. Como Grão Mestre eu o respeito muito. Obrigado pelo o comentario.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog, Fred Lemos. Tenho encontrado muito poucos vídeos com mestre Kim. Sabe informar se ele elaborou algo tipo "vídeo-aulas"?

    Gil Cleber
    1º Dan
    www.gilcleber.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o blog. Seria realmente muito interessante poder conseguir mais material referente ao nosso querido mestre Kim.

    ResponderExcluir
  9. comecei a aprender tae kwon-do pelo club das crianças,.
    Desde da quela epoca somava este aprendizado nas aulas de karate-shotokan e capoeira.
    Valeu galera!!
    Gilmazinho Jiu-Jitsu

    ResponderExcluir
  10. comecei a aprender tae kwon-do pelo club das crianças,.
    Desde da quela epoca somava este aprendizado nas aulas de karate-shotokan e capoeira.
    Valeu galera!!
    Gilmazinho Jiu-Jitsu

    ResponderExcluir
  11. Vi o mestre Kim num torneio em São Gonçalo (RJ) a muitos anos. Lembrei dele agora com essa onda de Kpop. De coreano famoso no Brasil, ele foi o primeirão que eu lembrei. Afinal, ele tem uma história e tanto aqui.

    ResponderExcluir
  12. Acredite quem quiser....eu vi uma demostração dos mestres Sang Ming Cho e Young Min Kim na qual eles andaram pelas paredes....espantoso !!!

    ResponderExcluir
  13. Acredite quem quiser....eu vi uma demostração dos mestres Sang Ming Cho e Young Min Kim na qual eles andaram pelas paredes....espantoso !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb vi... ^^ gelou minha espinha!!! incrível... =)

      Excluir
  14. ALGUÉM SABE SE O MESTRE KIM TEM ALGUMA ACADEMIA EM SP?

    ResponderExcluir
  15. Na década de 80 fui carteiro do mestre Kim , na rua voluntários da patria, alem de ser um grande mestre em artes marciais , ele é também um grande mestre em educação, pessoas simples da melhor qualidade. Muita saúde para o mestre Kim.

    ResponderExcluir
  16. Sou Guarda civil de Petrópolis,sou faixa azul,mas devido minha vida está sempre atarefada,não completei o curso,mas vou me aposentar,e vou estar com meu grande MESTRE,para completar meu curso,mestre estamos sempre juntos,espirito do taekwon-do.

    ResponderExcluir
  17. em 1978 tive a grande satisfação de ser aluno do grande mestre Kim em novo hamburgo na marcilio dias em frente da sociedade atiradores apesar de não ter ficado muito tempo não tem como esquecer isso muita saúde ao mestre!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. é uma lenda... passei bom tempo lembrando mas esquecia de vim na internet pesquisar sobre.. Imagina um encontro entre ele e Bruce lee que coisa magnifica que seria

    ResponderExcluir
  19. Olá obrigado pelo texto foi de muitas mentiras para o meu estudo do taekwondo alguém sabe informar qual a escola do do grão mestre Mestre Yong Min Kim ??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chang moo kwan (estilo), porém sempre pratiquei o estilo moo duk kwan.

      Excluir
  20. Tive a oportunidade de ser avaliado por ele no meu primeiro exame de faixa quando tinha 6 ou 7 anos hoje estou com quase 43. Mas foi MT bom.
    Na época eu praticava na academia do professor Haroldo no centro do Rio

    ResponderExcluir
  21. Hoje tive o prazer de conhecer o Meste yun jim kim no evento de troca de faixas em São José dos Campos,no Tênis Clube.

    ResponderExcluir
  22. Conheci o mestre kim em 1986 em recife na academia do mestre renato dos santos no exerme de faixa preta eu era faixa azul . Ok.

    ResponderExcluir
  23. Bom Dia, Conheci e tive a honra de conhecer em exames de mudança de faixa, disputar campeonatos com alunos de sua academia e de tê lo como meu mestre pois meu professor na época foi formado por ele, treinava na acdemia AROLDO DE TAEKWON-DO no centro do rio de janeiro na época, guardei liuções que me seguirão enquanto vida tiver., mEU NOME É EDINEI, tenho 55anos e Atualmente moro em fORTALEZA-CE.

    ResponderExcluir
  24. Fuo talvez seu primeiro aluno no Brasil. Cheguei na academia, antes do Woo jae lee, é ele estava de kimono sentado na mesa da secretária, quando mestre Lee nos apresentou.
    Com seu sorriso peculiar ele se levantou e esticou a mão.
    Eu tinha 15 anos e já praticava a alguns meses com o mestre Pyang que se mudou para São Paulo.
    Pratiquei tae kwon do até os 31 anos.
    As vezes o encontro na COBAL ou circulando aqui por Botafogo.
    Fico orgulhoso por ele me reconhecer e lembrar do meu nome. Hoje estou 60 anos orgulhoso da Boa influência que tive dele.

    ResponderExcluir
  25. tive a honra de ter passado por exames de faixa, nos quais o Mestre Kim dava a aprovacao. isso nos anoa 80, na tijuca. meu professor era o Salviano de Oliveira Costa. saudade

    ResponderExcluir
  26. Comecei a prática aos 16 anos com o amado Mestre Nam-Ho Lee, aqui no RJ.
    Mestre Kim,sempre presente nos exames de faixa,me inspirou demais!!
    Tenho muito orgulho em ter conhecido estes ícones.
    Só saudades...

    ResponderExcluir
  27. Notável e admirável mestre.sucesso

    ResponderExcluir
  28. Eu o conheci nos anos 70', nas trocas de faixa da academia do meu amado Mestre Lee (Nam-Ho Lee) de Campo Grande/RJ. Nunca mais esqueci os ensinamentos e diretrizes desta nobre Arte Marcial. Foi minha primeira fase mais grandiosa em crescimento, tanto espiritual quanto como pessoa.

    ResponderExcluir
  29. Tive o prazer de ser seu aluno em 1978/1979 na ESFO PM Rio de Janeiro. Pessoa espetacular.

    ResponderExcluir