Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

sábado, 28 de julho de 2012

Grão Mestre Te Bo Lee (9º DAN)



Em fevereiro de 1977 o Grão Mestre Te Bo Lee veio da Coréia escolhendo o Rio Grande do Sul para desenvolver o Taekwondo e criou em 1987 a Federação Gaúcha de Taekwondo, atualmente o órgão oficial no Estado. Durante a gestão do Grão Mestre Te Bo Lee o Rio Grande do Sul atingiu a condição de referência técnica na América do sul, juntamente com o estado de São Paulo.



Infelizmente não conseguimos muitas informações sobre o Grão Mestre Te Bo Lee, o pouco que conseguimos está disposto no site da academia dele que fica em Porto Alegre. Além de ser Grão Mestre em Taekwondo, Te Bo Lee também é Mestre em Hapkido, ministrando aulas igualmente em sua academia, o Centro Esportivo Te Bo Lee.




14 comentários:

  1. Eu já treinei com o Mestre Te Bo Lee em 92 ou 93, tive oportunidade de ter muitas classes com ele.

    ResponderExcluir
  2. Ele realmente é uma lenda para alguns taekwondistas. Não tive a oportunidade de conhece-lo, mas fiz uma breve pesquisa e sei que ele conhecia o Grão Mestre Sin Hwa Lee. Com ele eu treinei em SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mestre Sin Hwa Lee eu conheci na primeira vez que eu fui lutar em Curitiba, num toneio do mestre Kang, ali conheci o mestre Yong Min Kim. Falando no mestre Kim, tu chegaste a falar com ele sobre alguma federação de I-Yon Bon, não sabe como ando atrás disso hehehe.

      Abração!

      Excluir
    2. Rapaz, com essa "briga" toda das federações e também com o excesso de trabalho pessoal, quase não to tendo tempo de ir ao Rio de Janeiro mesmo (por que moro no estado do Rio) e a academia do Mestre Kim e a Federação ficam lá no Rio mesmo. Mas assim que tiver uma oportunidade pesquisarei mais sobre o assunto para você. Caso eu esteja com ele, pode ter certeza que perguntarei...por que também me interesso pelo assunto...rs. Abraço!

      Excluir
    3. Obrigado mesmo!
      Eu achei que vc estava no Rio cidade também. Já estive no estado RJ, mas não na capital.

      Abração!!!

      Excluir
  3. eu treinei com os filhos dele, Dom Hack Lee e Dom kyu Lee

    ResponderExcluir
  4. Eu não os conheço, mas acredito serem bons professores também. Obrigado pelo seu comentário. Seja nosso seguidor!

    ResponderExcluir
  5. Alguem conheçe ou tem o paradeiro do Mestre Cincinato? Ele foi uns dos primeiros alunos do Te Bo Lee no RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. casualmente, eu encontrei o Mestre Cincinato hoje, no Jardim Leopoldina, ele foi meu primeiro Mestre de Taekwondo. Alexandre Riet

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. casualmente, hoje, 15 de outubro de 2016, eu o encontrei no Jardim Leopoldina, em Porto Alegre. Ele foi meu primeiro mestre em Taekwondo, na antiga academia Estilo.

      Excluir
  6. TE BO LEE foi o mestre nos meus exames de faixa e infelizmente não conclui porque meu chefe da epoca estragou tudo me mandando trabalhar 18 horas por dia.

    ResponderExcluir
  7. Tive o prazer de treinar com Mestre TE BO LEE e é uma honra ser amigo do Mestre!

    ResponderExcluir
  8. Uma vida na luta e o cincinato tambem era para dar dando aula

    ResponderExcluir