Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

terça-feira, 24 de julho de 2012

Um pouco mais de história

General Choi Hong Hi
Já em 11 de abril de 1955, deu-se uma Assembléia sob o comando do já General Choi Hong Hi, onde reuniram-se instrutuores, historiadores e personalidades que unificaram os estilos de arte marcial da Coréia e criaram a Arte Marcial Nacional, com o nome de Taekwondo:

TAE: pé;

KWON: mão

DO: caminho

Neste momento, as artes marciais japonesas estavam muito disseminadas e estes mestres tiveram muito trabalho para voltar a difundir o Taekwondo, tendo que adaptá-lo de defesa pessoal para esporte de contato, mas ainda mantendo as características de arte marcial. Tanto é verdade que as Forças Armadas Coreanas os tinham como treinamento e foi utilizado na Guerra da Coréia (1949-1955).

Dr. Un Yon Kim
No ano de 1964 foi realizada a primeira competição de Taekwondo e no ano seguinte (1965) foi fundada a KTA (Korean Taekwondo Association), o primeiro órgão a regulamentar o Taekwondo no mundo, e em 1967 o General Choi Hong Hi comandou a fundação da ITF (International Taekwondo Federation), órgão que formou turmas de mestres instrutores internacionais e enviou-os para várias partes do mundo. Seu desenvolvimento se deu rapidamente, ao ponto de em 20 de março de 1971 ser proclamado como "Esporte Nacional Coreano". Entre os anos de 1972 e 1973, o General Choi foi exilado de seu país por motivos políticos e instala a sede da ITF em Toronto, Canadá. O então presidente da Coréia, Park Chung Hee convocou os especialistas em Taekwondo para uma assembléia e foi então criada a WTF (World Taekwondo Federation) com sede em Seul onde foi construído o Kukiwon, sob a presidência do Dr. Un Yon Kim, em 28 de maio de 1973. Ainda neste ano foi realizado o Primeiro Campeonato Mundial de Taekwondo em Seul, com participação de 22 equipes.


No ano de 1978 foi realizado o 1º Campeonato de Taekwondo dos Estados Unidos, no ginásio de Harvard, que contou com a participação de 1200 atletas e a presença do então presidente Jimmy Carter. Ainda neste ano aconteceu o 3º Campeonato Asiático em Hong Kong, entre 8 e 10 de setembro; e no México foi realizado o 1º Campeonato Panamericano de Taekwondo entre os dias 17 a 22 deste mesmo mês.

Em 1979 acontecia o 1º Campeonato Africano na Costa do Marfim, com a participação de sete países africanos, em Abijan. Em 17 de julho de 1980, o Comite Olímpico Internacional (COI) outorgou reconhecimento a WTF, e em 1984 o Taekwondo foi integrado como esporte oficial nos Jogos Asiáticos - na 3ª Assembléia Geral do Conselho Olímpico da Ásia. Já nas olímpiadas de Seul (1988) e Barcelona (1992) o Taekwondo participou como esporte de demonstração, tornando-se oficialmente esporte olímpico nas olímpiadas de Sidney (2000).

Hoje o Taekwondo é praticado em 124 países, atingindo o expressivo número de 30 milhões de praticantes.

 
FONTE: tkdbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário