Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

domingo, 29 de julho de 2012

Fernando Madureira foi o escolhido por Diogo Silva


Com uma longa experiência como técnico da Seleção Nacional de Taekwondo, Fernando Madureira foi o escolhido por Diogo Silva para ajudá-lo na sua preparação para as Olimpíadas de Londres. A poucos dias do início da competição, o técnico está visando a parte emocional do atleta, dizendo que ele já está bastante forte em todos os níveis. O técnico londrinense também lembrou que o grande investimento que está sendo feito pela Nova CBTKD nos atletas olímpicos é primordial para proporcionar as condições necessárias a um bom treinamento para uma competição da amplitude dos Jogos Olímpicos. Com tudo isto, Madureira segue confiante para Londres, acreditando que Diogo Silva trará uma medalha para o Brasil.





 Confira agora a entrevista com Madureira feita pela Confederação Brasileira.

CBTKD: O Diogo está prestes a partir para Londres. Como está sendo esta última fase do treinamento do Diogo? 

Fernando Madureira: O plano agora é testar a parte emocional dele. As lutas que ele faz no treinamento estão sendo criadas em cima das características dos adversários que ele vai encontrar lá em Londres. Ele está se saindo muito bem emocionalmente. A parte técnica está se mantendo, a parte física vai começar a aliviar e a parte tática, a mais difícil do lutador, a gente está ajustando cada vez mais. Estamos com bastante cautela, fazendo todos os trabalhos, com uma equipe multidisciplinar que está se entre ajudando bastante e que funciona. Todo mundo tem espaço para ajudar e colaborar. São várias cabeças pensando para o bem-estar do Diogo. 

CBTKD: Os atletas estrangeiros que estão no camping foram escolhidos por que critérios?  

Fernando Madureira: Tivemos em conta o ranking internacional e o fato de servirem de bons sparings também. Eles seguem bem as nossas instruções, lutam da forma que a gente pede. Às vezes pedimos que lutem com as características de alguns adversários do Diogo e eles conseguem aplicar muito bem, porque são atletas muito obedientes e de alto nível. 


CBTKD: Você foi técnico da Seleção durante vários anos. Tendo em conta essa experiência, que diferenças consegue enxergar no investimento que a CBTKD está fazendo agora nos atletas que vão às Olimpíadas para aquele que era feito anteriormente?
 
Fernando Madureira: O apoio financeiro, a possibilidade de treinar com atletas estrangeiros, de variar locais de treino, etc. Fazer um camping em cada região é bom, porque o atleta se sente motivado num novo ambiente e é muito importante para que não haja estresse. Também é um somatório muito grande a equipe multidisciplinar funcionando de verdade, em que cada um consegue pôr em prática o seu conhecimento e a sua experiência. Uma andorinha só não faz verão, então temos de ter um conjunto de trabalho para ter sucesso. 

CBTKD: Como técnico, como se sente nesta véspera de Olimpíadas?
 
Fernando Madureira: Estou muito motivado. Sei que é um torneio muito difícil. A gente fez o que tinha que ser feito. Tínhamos um planejamento e seguimos. Mas, não conta só todo o treinamento que foi feito antes. Conta muito o emocional do atleta no próprio dia e é essa paz de espírito e um trabalho bem feito que nos faz ter uma grande expectativa de resultado. Ninguém é favorito e o Diogo tem todas as condições para lutar de igual para igual com qualquer um dos adversários que tiver pela frente. 

CBTKD: Pretende acrescentar alguma consideração final? 

Fernando Madureira: Quero agradecer à CBTKD, ao COB, ao IPM e a toda equipe que contribuiu para nosso trabalho: na coordenação técnica, Jadir e Paulo; nas ações, Carmen; nos trabalhos diários, todos os sparings convidados; Thiago Pereira (preparador físico); Gustavo (fisioterapeuta); Marujo (psicólogo); Marcelo Vitor (avaliador físico); Julio, auxiliar de preparação física; Alysson Yamaguti (treinador), que me ajudou muito na elaboração dos treinos; Breno (reserva do Diogo). Agradeço ao próprio Diogo, que sempre esteve animado, dando crédito a toda equipe, e superou todas as fases dos treinos. E agradeço ao crédito do presidente Carlos Fernandes, que sempre apoiou, mas nunca pressionou nem o Diogo, nem a equipe. Ele nos deu confiança total para desenvolvermos nosso trabalho. Seremos sempre gratos pela liberdade e confiança que a direção da CBTKD nos depositou para essa Olimpíada. Isso tem sido fundamental para a total realização do sonho Olímpico. Agora, apenas peço a todos brasileiros muita torcida, oração e pensamento positivo para nos ajudar. Muito obrigado.


FONTE ORIGINAL: CBTKD

Nenhum comentário:

Postar um comentário