Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Grão-Mestre Dr. Hong Soon Kang (9º DAN)



Grão-Mestre Dr. Hong Soon Kang, Ph.D, é Presidente e Fundador da WOHF (World Olympic Hapkido Federation), instrutor, examinador e árbitro internacional (1ªclasse), 10°dan em Hapkido pela mesma entidade, faixa preta 9°dan em Taekwondo pela WTF (World Taekwondo Federation), aprovado pela Kukkiwon, em Seul, na Coréia, no dia 21 de agosto de 1995, com o certificado n° 50000096, além de Presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil/ Coréia, com sede no Paraná.

Mestre Kang, como é conhecido mundialmente, nasceu em 6 de agosto de 1943, na cidade de Hae Nam, Coréia do Sul, iniciando sua carreira marcial naquele país, em 1955, na cidade de Mok Po; porém, há mais de 30 anos dedica-se à divulgação das artes marciais coreanas, Hapkido e Taekwondo, no Brasil. 

Ao chegar ao Brasil, Grão-Mestre Kang desembarcou no Rio de Janeiro, onde passou a participar de eventos de demonstração de suas modalidades, atraindo a atenção do público pela sua técnica apurada e sua performance marcante, que incluía chutes voadores entre anéis de fogo. Suas demonstrações impressionaram diversas autoridades à época, entre elas vários oficiais do Exército, com muitos dos quais mantém amizade até os dias de hoje. Mudou-se posteriormente para Curitiba/ PR, com ajuda de um mestre conhecido seu, que o ajudou a reestruturar sua vida no novo país. Grão-Mestre Kang recorda-se com satisfação de sua chegada à rodoviária da capital paranaense, mais de trinta anos atrás, quando ficou encantado com a beleza da cidade e com a gentil acolhida de seu povo.

Mestre Kang havia se interessado, desde o início de seu treinamento nas artes marciais coreanas, pela filosofia, postura marcial e tradição do Hapkido, interesse que foi crescendo com o passar dos anos, até que resolveu dedicar-se também a esta arte, paralelamente ao Taekwondo.

A partir de sua experiência com essa última, concluiu que para o Hapkido se tornar mais visível aos atletas brasileiros, deveria estar voltado às competições. Formatou então o Hapkido Olímpico, valorizando as técnicas e a metodologia de aulas, direcionando-as às competições. O objetivo principal do Hapkido Olímpico é fortalecer a união entre os estilos e promover a evolução técnica e filosófica de seus praticantes, seguindo o exemplo do Taekwondo, que experimentou grande crescimento e evolução, ao tornar-se modalidade olímpica.

Grão-Mestre Kang encontra-se atualmente trabalhando como o máximo empenho, no sentido de divulgar a arte em todo o território nacional; através de campeonatos e eventos, nacionais e internacionais, que proporcionam o intercâmbio de experiências entre os participantes, e desta forma contribuem para a ampliaçao do nível técnico destes. Criada e desenvolvida pelo Grão-Mestre Kang, objetivando expandir, organizar e divulgar o Hapkido Olímpico em todo o mundo, com sede em Curitiba/ PR, a W.O.H.F (World Olympic Hapkido Federation) é uma entidade federativa mundial, que cresce tanto no Brasil quanto no exterior.

Além de todos os princípios do Hapkido ortodoxo, o Hapkido Olímpico possui ainda os poomse, que consistem em um conjunto de movimentos padronizados que imitam uma luta real com diversos oponentes, assemelhando-se aos kata e kati do Karate e Kung Fu, respectivamente. Além dos poomse, há também as regras de competição, que tornam o Hapkido Olímpico bastante esportivo.

Esse novo estilo, criado no Brasil, vem crescendo e se desenvolvendo com grande consistência, não somente em nosso país, mas em todo o mundo, orgulho que devemos ao Mestre Kang.

A World Olympic Hapkido Federation e a Confederação Brasileira de Poomse Olímpico já realizaram diversos campeonatos regionais, nacionais e mundiais. Mestre Kang é uma figura querida e respeitada no meio marcial, em âmbito nacional e internacional. É dono de um invejável e vasto currículo no Hapkido e Taekwondo, e caracteriza-se por ser uma pessoa extremamente sociável e humilde, mesmo ocupando a posição de personalidade mundial. Com todo o prestígio que conquistou com seu trabalho exemplar, este grande mestre, a despeito de sua rotina diária extremamente atribulada, encontra sempre tempo para atender qualquer pessoa interessada em sua grande paixão marcial, seja atleta, discípulo, mestre, amigo ou autoridade, com muita paciência e atenção.

  
Grão mestre Dr. Hong Soon Kang, ou simplesmente Mestre Kang, como é conhecido mundialmente, é um dos grandes nomes do Tae­kwondo e do Hapkido entre os mestres radicados no Brasil. Possui 10ºdan em Hapkido e 9ºdan em Taekwondo. Kang foi mestre do fundador da Associação Phoenix de Hapkido, Mestre Crisólito Assis. 
 
Sua história em nosso país teve início em 1978, quando chegou à cidade do Rio de Janeiro, e pouco tempo depois, fixou residência em Curitiba, capital paranaense. No ano que chegou às terras tupiniquins, Mestre Kang foi capa da revista Do, posando em frente ao Cristo Redentor em um belíssino dolyo tchagui. Esta revista se caracterizava por ser a melhor e maior revista marcial do Brasil na época. 
 
Mestre Kang, antes de chegar ao nosso país, serviu ao exército coreano com a patente de oficial médico e já naquele tempo se destacava como um grande marcialista. Ainda podemos observá-lo correndo por entre as arenas de combate, durante seus campeonatos, prestando atendimento médico aos atletas contundidos.
No Brasil, participou de várias apresentações de Tae­kwondo e Hapkido, nas quais executava impressionantes performances, entre elas, diversos tipos de quebramento e chutes voadores entre anéis de fogo. Em umas dessas apresentações, Mestre Kang impressionou o alto comando militar brasileiro, e data dessa época sua amizade com alguns generais. 

  
Atualmente dedica-se a administração das entidades que preside, organizando campeonatos de nível mundial e divulgando e modernizando as artes marciais coreanas no Brasil. Caracteriza-se por ser um homem muito sociável e político, mantendo boas relações com o governo e com o comércio. Preside a Câmara do Comércio e Indústria Brasil/ Coréia no Paraná.
 
Mestre Kang desenvolveu um Hapkido completo fundando a World Olimpic Hapkido Federation, com hian (formas), ho shin sull (torções e imobilizações), tchagui (chutes), napo (rolamentos e quedas), além de técnicas de energia e armas, criando um sistema esportivo de combate com técnicas para competições de luta. Além de ser um sistema altamente eficiente em defesa pessoal, o sistema Olímpico de Hapkido do Mestre Kang é a nova tendência do Hapkido mundial.


FONTE: Grandes Mestres das Artes Marciais

22 comentários:

  1. Favor citar a fonte: Fábio Bueno/ www.buenoeditora.com.br
    www.grandesmestres marciais.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, peço desculpas por ter me esquecido de citar a fonte. Já foi corrigido.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o Mestre Kang em Curitiba nos torneios open organizados por ele, logo em várias oportunidades eu encontrava ele em Porto Alegre em diversos torneios, acabou surgindo uma amizade porque meu irmão gêmeo era árbitro e aprendeu muito com ele.
    Uma grata supresa foi em um open en Asunción organizado pelo mestre Filemón Villar encontrarnos com o Mestre Kang, a gente tinha chegado no Paraguai e nem sabia ele ia aparecer. Ele deu um super curso de arbitragem e meu irmão pôde abosrver mais do conhecimento do mestre.

    ResponderExcluir
  4. Ele realmente é um Mestre a ser respeitado. Tive a oportunidade de estar e conhecer alguns desses mestres sitados em meu Blog, mas ele eu só o vi de longe. Não tive a oportunidade de conversar com ele. Obrigado mais uma vez pelo o comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred, onde eu poderia fazer aulas de Hapkido em Curitiba? Obrigado

      Excluir
    2. Olá Thiago... Procure pela Volpe Hapkido, pode encontrar a pagina no facebook... escola filiada a Federação Paranaense de Hapkido Esportivo e a Confederação do Brasil de Hapkido... O professor é o Felippo Volpe, tricampeão mundial de Hapkido e aluno do Mestre Kang

      Excluir
  5. meu mestre de tae kwon do adora ele, ele ensinou para meu mestre tudo q o meu mestre sabe até hj, meu mestre nunca para de falar dele os campeonatos que agente faz, é tudo lá em Curitiba eles até conversam por telefone...

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida o Grão-Mestre Hong Soon Kang é uma personalidade famosa no mundo das artes marciais e como Mestre de Taekwondo e Hapkido, merece nosso inteiro respeito. Fico feliz em saber que está nos acompanhando e lendo nossos posts. Seja nosso seguidor também. Obrigado pelo seu comentário!

    ResponderExcluir
  7. ola mestre gostaria de saber aonde encontrar academias com tecnicas do mestre em curitiba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Taí algo difícil, minha amiga. Vou procurar pesquisar e vejo se consigo postar por aqui. Obrigado pelo comentário, seja nossa seguidora.

      Excluir
  8. se voce e joven e tem tempo pratique alguma coisa

    ResponderExcluir
  9. olha pramin conheser ele foi muito bom conhesi ele no word open taekwondo em curitiba foi o canpeonato mundial lutei e fiquei em 1lugar e tive o praser de ganhar uma camiseta do word open diretamente pelas mão dele e uma proposta de ir treinar na coreia mas não tive patrocinio na epoca mas foi uma boa experiençia pra min muito obrigado mestre kang

    ResponderExcluir
  10. Pablo, muito obrigado pelo seu comentário o por compartilhar conosco esse seu momento. Peço desculpas pelo o atraso ao te responder, tenho ficado muito atolado de trabalho, mas mesmo assim agradeço de coração suas palavras. É sempre muito gratificante conhecer lutadores de valor assim como você. Espero que acompanhe nossos posts e artigos. Seja nosso seguidor!

    ResponderExcluir
  11. Conheci o Mestre Kang, nesse final de semana em Porto União-SC, num campeonato de Taekwondo. Almoçamos junto, e mostrou uma humildade incrível, dando toda a atenção para meu filho de 10 anos, que é ponta-azul de taekwondo.
    Confirmou sua presença dia 03/11, no campeonato de taekwondo aqui em Erechim!!!

    ResponderExcluir
  12. Isso sim é um verdadeiro Mestre de Taekwondo. Humildade em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Mestre Altair Ribeiro Porto União SC.Na minha opinião é um ícone das artes marciais. E meu amigo e me ensinou muita coisa. Já veio aqui na minha cidade mais de dez vezes fazer exame de faixa de Taekwondo e Hapkido.

    ResponderExcluir
  15. Pra quem mora em Governador Valadares tem um grande mestre com as técnicas do mestre kang (mestre Ari Filgueiras conhecido como Gaucho) foi aluno do kang.

    ResponderExcluir
  16. Eu tive o prazer de treinar com o mestre Kang na rua Riachuelo em Curitiba no ano de 1986. Aprendi uma técnica das mais apuradas na arte do Taekwondo com ele. Para mim um grande privilégio. Cheguei na faixa preta, hoje treino o Aikido faixa preta 2 Dan. Mas o ensinamento do mestre Kang até hoje está junto da minha técnica Marcial. Obrigado mestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também treinei com o mestre Kang na Riachuelo em Curitiba. Gostaria muito de encontrar o mestre Kang. Por favor entre em contato comigo no telefone 41 987466505, Ricardo Riedel.

      Excluir
  17. Sou Eden Santos.
    Fui treinado pelo Mestre Kang na Academia do Guaturpe na minha formação de Oficial Bombeiro. Hoje sou Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Acre.
    Gostaria muito de receber notícias dele.
    Meu contato Whats: +55 68 9210-6050

    ResponderExcluir