Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

domingo, 1 de julho de 2012

Grão Mestre Kun Mo BANG (9º DAN)



Grão Mestre Kun Mo BANG

Grão Mestre Kun Mo BANG, fundador do BANG TAEKWONDO CLUB, pioneiro do Taekwondo no Brasil, juntamente com os Grão Mestres Sang Min CHO e Sang In KIM, conhecidos como introdutores da modalidade no Brasil.

O Grão Mestre Kun Mo BANG, nasceu em Seoul, Coréia do Sul, formado em Direito pela YONSEI UNIVERSITY, Seoul, Coréia do Sul, Medicina Oriental pelo SAAM Institute, Seoul, Coréia do Sul e também é formado e pós-graduado em Educação Física, este último curso feito no Brasil. Publicou o primeiro livro de Estudo do Taekwondo no Brasil, resultado de pesquisas e da sua monografia, intitulada "TAEKWONDO NO BRASIL, UM ESTUDO INTRODUTÓRIO" (1986), o mesmo foi distribuído gratuitamente em comemoração dos 15 anos de Taekwondo no Brasil.


 A primeira acadêmia de taekwondo foi a "BANG TAEKWONDO CLUB" foi fundado no 16 de maio de 1971, em Marília, estado de São Paulo, pelo Grão Mestre Kun Mo BANG. O Grão Mestre Kun Mo Bang iniciou a prática no Chung Do Kwan (Taekkyon), uma rápida passagem no Moo Duk Kwan (na época de colégio), depois, por motivos de mudança continuou os seus treinos no Ji Do Kwan (Taekkyon), participou da formação (criação) do Taekwondo ao lado do General Choi Hong Hi e de outros consagrados Mestres (nesta época todos passaram para a escola do General, Oh Do Kwan). O Grão Mestre Kun Mo Bang participou na elaboração do Matcho Kyorugui, Tchuá Kyorugui (lutas combinadas em pé e sentado, fotos e sequências estão no primeiro livro oficial sobre Taekwondo do mundo), auxiliou também na parte burocrática.

O BANG TAEKWONDO CLUB, considerado a maior rede de academias do país, formou os três primeiros Faixas-Pretas do Brasil (Elias Gattás Jr. - Valdir Félix - Luis Carlos Poderoso), sagrou-se o Primeiro Campeão Brasileiro de Taekwondo, introduziu o Taekwondo em vários estados brasileiros além de conquistar vários títulos nacionais e internacionais.

O BANG TAEKWONDO CLUB, faz parte da história do TAEKWONDO, organizadora de vários eventos/competições que se tornaram tradicionais em nosso país, como o "Campeonato Cidade de Marília", que reunia os principais competidores do país, na década de 70 os principais competidores de Taekwondo faziam parte da Equipe BANG TAEKWONDO CLUB, que ficou conhecida como "DEMÔNIOS VOADORES", termo hoje usado para caracterizar os lutadores de TAEKWONDO em geral. 

Sagrou-se Campeão no 1º Campeonato Brasileiro no Ginásio do Pacaembú em São Paulo, SP (15/07/1973), nesses anos todos foram mais de 300 títulos conquistados em centenas de competições nacionais e internacionais.

Criou e desenvolveu do conhecido "TAEKWON Dance" como foi denominado pelo KUKKIWON, em uma de suas turnê pelo mundo, numa demonstração da equipe coreana no Brasil, mais precisamente no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera, em São Paulo, antecedendo a apresentação da equipe coreana, foi apresentado pela primeira vez ao mundo o TAEKWON Dance, a equipe coreana e os dirigentes gostaram muito, e tão  logo viam-se competições de TAEKWON Dance, o que nada mais é do que "formas" em ritmo e com música, em uma coreografia harmoniosa, lembra muito a ginástica aeróbica, o atual Taebo, entre outras.

Mestres formados pelo BANG TAEKWONDO CLUB, o Grão Mestre Kun Mo BANG, sempre observou seus discípulos, acompanhando-os, assistindo-os, muitos diálogos, sempre foi rígido em seus exames, não apenas avaliando a capacidade física dos seus alunos, como também seu moral e idoneidade, sua formação como pessoa e para a sociedade. Foram poucos os Mestres formados pelo BANG TAEKWONDO CLUB em toda a sua história, os quais o Grão Mestre garante que em qualquer lugar e situação que se encontrarem eles sempre encontrará o caminho correto, não apenas os Mestres, como também todos os Faixas-Pretas por ele formado (que também são poucos).

5 comentários:

  1. Fui aluno do Mestre KUM MO BANG, na década de 80 em Vilhena RO. Tive o imenso prazer de receber muitas sabedorias dele.

    ResponderExcluir
  2. Também fui aluno dele em Vilhena RO. Com prof. Isaías. Grande mestre.

    ResponderExcluir
  3. So tenho a agradecer ao mestre kun mo bang por mandar para vilhena o professor isaias mendes faixa preta que me ensinou muito sobre tae kwon do obrigado mestre

    ResponderExcluir
  4. GRANDE MESTRE TIVE O PRAZER DE PARTICIPAR DE UM SEMINÁRIO DE SEU FILHO FLÁVIO BANG AQUI EM STA. CATARINA FLORIANÓPOLIS , NA ACADEMIA DO ENTÄO MESTRE JOON SIK KWAK HÁ ANOS ATRÁS , E O SR. FOI O PERCURSOR DO TAEKWONDO DE S/C VINDO AQUI REPASSAR TÉCNICAS NA ASSOCIAÇÄO FAIXA PRETA DE TAEKWONDO DOS PROFESSORES MARCUS E FRANCISCO BEZERRA.

    ResponderExcluir
  5. Antonio Volante, também fui aluno do Grão Mestre Ku Mo Bang, através do instrutor Izaias, hoje moro em Macapa-AP, a mais de trinta anos, novo continuei por não encontrar uma academia credenciada por um mestre. Mais jamais esquecerei os ensinamentos la aprendidos, principalmente disciplina e concentração.

    ResponderExcluir