Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

sexta-feira, 20 de julho de 2012

FORTALEÇA SEUS MÚSCULOS



Não é muito difícil entender porquê muitos lutadores de Taekwondo sofrem lesões ao longo do tempo de treinamento.  Com o passar do tempo (às vezes dos anos), todo atleta sofre a ação do próprio tempo. Desgaste, fadiga muscular, óssea, corpórea em geral. Nosso corpo não é uma máquina, precisa de descanso, alongamento e fortalecimento, principalmente as articulações e os músculos.

Por isso, artistas marciais precisam ficar atentos a esses detalhes de extrema importância. FORTALEÇA SEUS MÚSCULOS, principalmente os dos membros inferiores, pois somente desse jeito vão evitar, ou pelo menos diminuir os riscos de uma possível lesão.

“Quando fizer sua programação para as competições do ano, inclua a musculação no período de base (geralmente de oito a dez semanas). Não que nos outros períodos ela não deva ser feita, pelo contrário, mas o foco já é outro. Aproveite a base, onde seu alvo está longe, para reforçar a musculatura que será exigida posteriormente com mais intensidade. Cada caso é um caso, por isso, a orientação de seu treinador é tão importante. Ele te conhece e saberá dizer qual a série mais adequada a você. O mais utilizado são séries onde a carga de pesos não é tão alta (até 60% da máxima), mas o número de repetições, sim (de 12 a 20). 





Tendões, articulações e a própria musculatura agradecerão. O sistema musculoesquelético será melhorado, já que a probabilidade de lesões diminuirá e, consequentemente, seu desempenho terá uma evolução. Como o objetivo é uma melhora global de seu corpo, execute seus exercícios com calma, respeitando a respiração, com movimentos bem executados e postura adequada. Apesar da ênfase sempre ser para membros inferiores, não esqueça do abdome e musculatura paravertebral e, é claro, aproveite que está com a mão na massa, exercite os grandes grupamentos da musculatura superior.


Quando bater aquele desânimo ao olhar a sala de musculação com seus pesos ansiosos pelo nosso corpo, pense que deve ser bem pior ter de entrar na sala de fisioterapia para aquelas famosas dez sessões que todos já passamos. Vamos correr... e malhar também. Tenho plena confiança que você não se arrependerá.”


Quem nos dá esse conselho maravilhoso é o Profissional de Educação Física Marcos Dantas, técnico de corrida e de triatlo da Equipe Pro Ribeiro; e triatleta há 19 anos e com cinco participações em Ironman.


Parte desse texto foi redigido especificamente para corredores, mas se encaixa perfeitamente para nós, praticantes de Taekwondo, porque no Dojan, corremos, fazemos step, chutamos feito loucos e nosso ponto fortes sempre foi e sempre será nossas pernas, por isso façamos de forma correta TUDO. Não só os chutes mais a preparação também.

Fonte: O Globo Blogs


Um comentário:

  1. Bom dia Fred, tudo bem?! Boas dicas! Tu saberias dizer algo sobre o efeito de conciliar mountain bike com o taekwondo? Teria alguma dica importante para um não prejudicar o outro, haja vista que ambos usam muito as pernas?

    ResponderExcluir