Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Taekwondo e MMA – O Ponto Final

Vi muitas discussões sobre a aplicação e a utilidade real do taekwondo em competições de artes marciais mistas e/ou aplicação na vida real como defesa pessoal e muita bobagem sendo dita por quem não conhece e não faz idéia da profundidade do que se aprende dentro de um Dojang de taekwondo.
Esperei uns 4 anos para escrever isso com propriedade, desde que comecei de fato a acompanhar campeonatos de mma, k1 e submission, Estudar e EXPERIMENTAR outras artes marciais. Experimentei desses anos

pra cá os mais variados tipos de artes marciais e ‘lutei’ com os mais variados tipos de artistas marciais “do mercado” e refleti muito sobre a aplicação ‘real’ do taekwondo.

Taekwondo Olimpico (WTF) que é o mais popular, possui um formato de competição que foi moldado para atender alguns requisitos necessários para se tornar um esporte olimpico, como uso de proteções, e a limitação de alguns golpes e técnicas. Todo modelo de competição foi moldado para se manter o mais atraente (visualmente) e menos agressivo ao público.

Como poucas artes marciais, o taekwondo consegue fornecer uma noção de movimentação de combate muito agil e eficiente, tempo de resposta quase sobrenatural, um taekwondista consegue chutar de absolutamente qualquer posição e qualquer base, e reproduzindo o mesmo resultado com as duas pernas, e acredite lutar com as duas bases é muito útil.

Um grande problema encontrado no taekwondo adaptado ao MMA é o uso dos socos e guarda-alta, a grande maioria esmagadora das academias de taekwondo treina especificamente para competições nas regras da WTF, eles realmente pecam no ensino das técnicas de mão. Mas não quer dizer que não exista no currículo, e que não existam academias que treinem. Treinei MUITO soco no taekwondo, das mais variadas formas, tal como treinos de boxe (jab, direto, upper, cruzado, gancho, pendulo…), e até muito elogiado por espantados praticantes de outras academias/artes marciais.

Ao contrário do que se pensa o objetivo do taekwondo não é chutar coletes e marcar pontos, nunca conheci um praticante de taekwondo que não lutasse pelo nocaute, e que não chutasse com o máximo de força durante suas competições, também nunca vi chutes mais técnicos e rápidos do que dos taekwondistas , não vou nem chamar o “teste dos chutes” do discovery, porque não concordo com a forma que os testes foram feitos. Algumas vezes fui questionado em treinos de MMA e Muay Thai se aprendi a chutar no taekwondo, porque meu chute era “forte demais” para ter aprendido no TKD.


No taekwondo aprendemos a controlar a distancia muito bem, hoje em dia treinando MMA consigo impor o jogo na minha distância de conforto com muita facilidade, strikers* que lutam com um jogo de uma distancia mais curta, acabam mais vulneráveis a investidas de grapplers* e wrestlers*. Obviamente lutadores treinam o controle de espaço, movimentação e noções de distância independente da arte marcial que venham, mas a abordagem utilizada no taekwondo acaba sendo mais “fácil” para se aplicar no MMA.

Taekwondo é uma arte marcial completa, no currículo existem joelhadas, cotoveladas,torções, e chaves, socos e obviamente chutes. O Ponto é “masterizar” as outras áreas esquecidas, e obviamente otimizar o que falta buscando informações fora. Acredito que o ponto em que o taekwondo peca é ter poucos praticantes interessados em treinar para o MMA e poucos treinadores intencionados a direcionar os treinos nesse sentido, e não a falta de competencia da arte para essa aplicação. Ao contrário do que já vi em discussões de forums do mundo inteiro sobre o assunto “Taekwondo no MMA”, consigo citar vários atletas que se destacaram em competições de MMA e K1:

Anderson “The Spider” Silva
Bas Rutten
Dan Hardy
Stephan Bonnar

Anthony “Showtime Kick” Pettis
Ben Henderson

Cyrus Washington
Serkan Yilmaz
Zoila Frausto


   E alguns outros como Shogun Rua, Paulo Thiago também tiveram sua passagem pelo Dojang.
O Fato é que taekwondo trás uma ótima base atlética e esportiva, devido ao formato dos treinos e a intensidade com que os chutes e movimentos são treinados, acaba-se conseguindo uma grande consciência corporal, e que é facilmente transmitida para outros objetivos. Taekwondo assim como qualquer arte marcial deve ter um treino mais específico para se adaptar aos ringues e jaulas do MMA. Atletas de taekwondo frequentemente acabam procurando academias de Muay Thai até por ser um caminho mais simples para chegar as competições de MMA e lutas de K1, porque essa ponte no mundo do taekwondo é quase inexistente, o foco normalmente é taekwondo olímpico.

Por fim, o “problema” não é “da arte” e sim dos lutadores que não buscam treinar para esse fim, muitos visam apenas o lado esportivo da arte, e acabam deixando de lado até os aspectos de defesa pessoal. Talvez no futuro existam academias de taekwondo que não busquem ensinar competições em cima das regras da WTF/ITF/STF e surja uma nova federação voltada a combates mais agressívo e com uma metodologia mais direcionada.

Um exemplo disso é a própria American Taekwondo Association já que possuí módulos específicos para o MMA, com auxilio de lutadores grapples e wrestlers.

Espero algum dia possuir know-how o suficiente para conseguir montar um modelo de academia onde o taekwondo possa ser ensinado especificamente para a aplicação no MMA, junto com técnicas do Jiu-Jitsu, Muay Thai, Wrestling.

Não existe arte melhor, existe atletas com objetivos.

(Divisão não 100% correta, mas o suficiente para ilustrar o ponto)

*Strikers – Lutadores de lutas em pé, que utilizam golpes traumáticos
*Grapplers – Lutadores de Lutas de Chão, utilizam de submissão
*Wrestlers – Lutadores que investem em jogo de quedas

 Edson Barboza
(Treinou Taekwondo com Márcio Monnerat)


Nocaute com Mondolio Tchagui


Essa reportagem foi extraída do site de Alberto Brandão com a finalidade apenas de informar.

5 comentários:

  1. eu vejo ja a algum tempo mma e vejo varios atletas entre esses citados usando varias tecnicas de tkd mais o grande problema na minha visao a uma grande influencia da midia para nao divulgaçao do tkd.
    a maioria dos comentaristas e narradores muitas vezes nao dao credito merecido ao tkd as vezes atribuindo chutes a outros esportes mais "famosos" e esquecendo qual luta realmente ensina aquele tipo de chute.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe eu vejo o mesmo que tu. Vejo sempre os comentaristas falando nos chutes, perguntando que chute é esse, como se chama, como se treina... poxa, por acaso não sabem que existe o Taekwondo ou se fazem. Vejo poucos chutarem bem no MMA, casualmente são os que estão na postagem. Os demais no entanto, não têm muto repertório de chutes fazem alguns chutes, tem um ou outro chute bom. Se nota quando luta o CroCop que ele é do TKD, e ele sempre faz questão de frisar isso.
      Não entendo porque a mídia não inclui nas artes marciais mixtas o Taekwondo.

      Excluir
    2. o que sempre vejo tbm e que quando eles aplicam um chute bem dado eles dizem que e derivado do muai thay

      Excluir
  2. Felipe, isso só vai mudar quando o TKD também voltar a posição inicial de Arte Marcial acima de tudo e deixar de ser apenas Esporte Olímpico. Precisamos recuperar nosso RESPEITO como Arte Milenar. Muito obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a explicação.. também pratico TKD e estou de pleno acordo.
    Abs

    ResponderExcluir