Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

domingo, 22 de julho de 2012

Taekwondo é agora um Curso Superiror na Coréia



O Taekwondo engloba de forma abrangente os costumes e a filosofia do povo coreano. Por essa razão, a arte tem vasta importância na cultura da Coréia e é reconhecida no país como modalidade esportiva nas olimpíadas e  também como arte marcial oficial para a defesa pessoal.

O esporte tem tamanha relevância social para os coreanos, que foi criado um curso superior para esta modalidade. Os candidatos que desejam se matricular no ensino universitário do Taekwondo precisam ter, pelo menos, a graduação de faixa preta 3º dan do Kukkiwon, o órgão em Seul responsável pela emissão de dans. Com a conclusão do curso, os formandos devem passar por um treinamento de duas semanas na Secretaria de Educação, em um curso de instrutores. Depois de obtida a aprovação como instrutor, o praticante pode enfim ministrar aulas de Taekwondo oficialmente.


O Taekwondo, atualmente, é praticado em mais de 180 países em todo o mundo. Cerca de 90 deles fizeram parte do último campeonato organizado pela Federação Mundial de Taekwondo (WTF), para poder participar dos eventos oficiais como os mundiais de luta, conhecidos como Kyorugi, e de formas, o Pumsae, além das etapas classificatórias para os Jogos Pan Americanos e Olimpíadas. Como pré-requisito da federação, apenas praticantes que possuírem a graduação de faixa preta, sem restrições de dan, podem participar das competições, mas é preciso que haja o reconhecimento através de um certificado do Kukkiwon. Os atletas devem, além disso, ter participado da seleção nacional de Taekwondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário