Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Atleta e joelho, joelho e atleta


Atleta e joelho, joelho e atleta. Combinação inseparável que não funciona isoladamente (principalmente no Taekwondo). Não importa qual o tipo de atleta, profissional, amador ou recreativo, pois as estruturas existentes nos joelhos são as mesmas e sofrem os mesmos riscos e lesões.

O grande vilão do joelho é a torção. Meniscos, ligamentos, tendões e cartilagens podem sofrer lesões quando o atleta mantém o pé parado, fixo no chão, e gira o corpo sobre o joelho. O número de lesões e as estruturas lesionadas estão diretamente ligados ao grau de energia realizada nesta torção. Também podemos ter outras maneiras de lesionar estas estruturas, como: agachamento, hiperflexão do joelho, traumas diretos no joelho (pancadas) e movimentos repetitivos, além de outros tipos de mecanismos.

Não importa o nível de atividade do atleta, profissional, amador ou recreativo, o conselho que sempre tem que ser seguido para ter um joelho saudável e com menos risco de lesão é ter um bom preparo muscular com fortalecimento, alongamento e propriocepção, o uso de calçado adequado ao piso em que se pratica o esporte, tentar não manter o pé fixo (imóvel) no chão enquanto gira o corpo e ficar atento a qualquer sinal de dor, estalido e inchaço, pois um pequeno problema com fácil resolução pode se tornar maior e necessitar de um grande período sem atividades. Por isso atletas, cuidem dos seus joelhos!

Dr. Geraldo S.M. Granata Jr.
Responsável do CTJ – Centro de Tratamento do Joelho
Mestre e Doutor, Membro do Grupo do Joelho da Universidade Federal de São Paulo


Como se trata:
A utilização de gelo para curar inflamações e problemas médicos no geral é uma prática milenar, e já era adotada por gregos e romanos, que aproveitavam o gelo natural para tratar os pacientes. Nos dias de hoje, o processo evoluiu, e a técnica conhecida como crioterapia ganha cada vez mais espaço no processo de recuperação do atleta.

Cuidados
O processo não pode levar muito mais que alguns minutos. O tempo ideal é entre 25 e 30 minutos. As partes mais delicadas do corpo exigem cuidados ainda maiores.

Deve-se tomar cuidado com a aplicação do gelo em locais como o rosto, costas ou peitoral, já que ficam próximos de alguns órgãos vitais, e a exposição deles a uma temperatura baixa não é muito boa. Outro ponto que o atleta deve tomar cuidado é com a aplicação nas articulações. Se ela for feita no joelho, por exemplo, o atleta não deve mexer a perna, senão pode causar uma lesão grave.

PS: Como alguns já sabem, hoje eu me lesionei, torci o joelho (acreditam?)...mas Graças a Deus estou bem e por isso resolvi escrever esse Post para poder contribuir com mais informações para outras pessoas sobre o assunto.

3 comentários:

  1. Pois é meu amigo lesão e uma coisa meio que comum infelizmente mais já já melhora abraço e melhoras Glauber KOREAN TIGER

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo, infelizmente eu sei disso. Na nossa arte marcial é meio comum mesmo. Estou confiante. Se Deus quiser melhoro logo... Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tô com condromalácia grau 3...tkd comprometido

    ResponderExcluir