Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dica de Filme: O Grande Mestre



O Pessoal sempre me pede para dar dicas de filmes de artes marciais (mesmo não sendo de Taekwndo). Quando eu era criança, assistia de tudo. Muitos filmes eram de enredos fracos e de lutas extremamente mentirosas (mas só fui perceber isso depois de adulto). Mesmo assim, eu amava assistir esses filmes, por que era emocionante ver alguém lutar “tão bem”.

Hoje, sou um pouquinho mais exigente, e por isso seleciono um pouco mais os filmes que assisto, ou dou crédito e esse que vou citar é um deles.


 O Grande Mestre (A história do mestre de Bruce Lee)

O filme é baseado na vida de Yip Man, o mestre de Kung Fu de Bruce Lee.  Pode-se dividi-lo em duas partes.

Na primeira mostra a vida de Yip Man em seu cotidiano.  Ele é herdeiro de uma família rica, por isso não trabalha.  Seu tempo é dividido entre seu filho, sua esposa e o treinamento do seu estilo de Kung Fu, o Wing Chun, com o qual não perdeu nenhuma luta.  Sua vizinhança é cheia de academias de Kung Fu, mas ele se recusa a abrir uma. O filme não mostra, mas isso se deve a um pacto com seu antigo mestre de não ter discípulos (Veja no link da biografia)

Sua invencibilidade é novamente testada quando um grupo de lutadores chega à cidade querendo abrir um dojo (academia).  Para ganharem credibilidade, o líder deles desafia e vence os mestres locais.  Mas descobrem que só conseguiram o devido respeito se vencerem Yip Man.   Este é forçado a aceitar e novamente vence, aumentando o respeito da cidade por ele e o interesse de muitos em ser seus discípulos.

Na segunda parte mostra a cidade já arrasada com a 2ª Guerra Mundial e a invasão e opressão do exército imperial japonês.  Yip Man perde sua casa e sua fortuna, tendo que trabalhar para não passar fome.  

Aproveitando-se da fome do povo, o comandante japonês faz uma espécie de torneio local entre os chineses e os japoneses.  Se o chinês vencer, ganha um saco de arroz.  Numa dessas lutas um mestre conhecido de Yip Man é covardemente assassinado, o que o irrita e o faz desafiar e derrotar dez japoneses de uma só vez.  Mas não aceita o prêmio.  Pega apenas o saco de arroz que seu amigo tinha ganhado e entrega a família deste.

Esta vitória impressiona o comandante japonês, que passa a insistir com Yip em um desafio pessoal.  Ele se recusa, mas a opressão dos japoneses o força a aceitar.


Normalmente os filmes de artes marciais possuem boas cenas de lutas inverossímeis e um enredo fraco, que serve apenas de desculpa para as lutas.

Este filme é diferente.  Tem um enredo com uma boa dose dramática sem deixar de lado as boas cenas de lutas.  E apesar dele ser baseado em fatos reais, com certeza as lutas não são. Mas os exageros até que foram bem contidos.


Pode alugar e assistir sem medo. O Filme é excelente e retrata exatamente o que é honra e espírito indomável.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário