Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

sábado, 25 de agosto de 2012

Taekwondo não é só competição. Os Opostos devem se atrair


Mestre Gilbert S. Soo Bang
Os opostos devem se atrair!

O aluno de Taekwondo quase sempre é inserido no ambiente das competições logo nas suas primeiras aulas. Sem dúvida a competição é importante na formação do aluno, mas o enfoque dado é demasiadamente exagerado no seu início. Mal conheceu os movimentos básicos e lá está o iniciante trocando golpes, lutando mais contra si mesmo do que contra o adversário. O que vamos esperar desse aluno?

Vamos imaginar uma pessoa. Ela tem cabeça, dois braços, duas pernas e um tronco. Supondo que ela faça musculação apenas para um braço deixando de lado o restante do corpo teremos no final do treinamento um corpo assimétrico, desequilibrado, com algumas partes fracas e deficientes quando comparadas ao membro treinado.

Assim acontece com o aluno de Taekwondo que treina somente, ou predominantemente, competição. As outras partes do Taekwondo são deixadas de lado e deixam de fazer sentido para aquele aluno. As formas (Poomse), as defesas pessoais, as técnicas e teorias e a filosofia desta Arte Marcial se mostram deficientes, e o ser humano passa a estar mais longe de sua formação integral e equilibrada.

A maioria dos taekwondistas prefere as aulas de competições de Taekwondo a aulas técnico-teóricas. Não posso afirmar o motivo principal, mas imagino que esta preferência se deva por ela ser mais dinâmica, por queimar mais calorias (quem sabe!), por ser mais emocionante!

Muitos provavelmente não se questionaram sobre o por quê de os alunos não preferirem as aulas técnico-teóricas. Acredito que isso aconteça por não haver material suficiente para que o instrutor possa lecionar com segurança uma aula dessas, e também porque não aprenderam com o seu professor ou mestre. A filosofia e teoria são pontos fundamentais para qualquer aprendizado, até mesmo para o treino de competição. Ignora-las é assassinar a nossa arte.

Se uma pessoa não tem dinheiro, segurança, saúde, ela vai buscar ou pelo menos exige condições para garantir seus direitos. Se Taekwondista está consciente da falta de base teórica, científica, filosófica, não deve ter vergonha de pedir auxílio. Deve sim buscar o aprendizado integral da Arte Marcial e não apenas uma parte dela para que não se torne um taekwondista “assimétrico e desequilibrado”.

Não vamos tirar o mérito do Taekwondo-Competição, pois foi motivo de muito entusiasmo durante as Olimpíadas de Sydney e até hoje seus reflexos podem ser vistos. Neste fim de semana o técnico da Espanha esteve nos visitando, e daqui alguns dias nosso técnico olímpico estará ministrando seminários de competição. São cursos muito importantes para a formação de nossos atletas, mas também devemos exigir de nossas federações e confederação cursos teóricos abrangendo a totalidade do Taekwondo.


O Yin não existe sem o Yang. Os dois são complementares e um se transforma no outro. O Taekwondo Competição não existe sem o Taekwondo Não-Competição. Os dois trazem uma idéia dualística de uma mesma Arte cujo objetivo é a Perfeição!

Artigo publicado na coluna de Mestre Gilbert
Fonte: Bang

Nenhum comentário:

Postar um comentário