Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Saju Ap Tchagui - Faixa Branca Ponta Amarela (9º GUB)


Há muito tempo venho querendo montar um post sobre esse assunto. Muitos alunos me perguntam sobre a Faixa Branca ponta amarela ou 9º GUB. A grande maioria acha desonroso fazer um exame e ser aprovado para esse nível. Não concordo com essa opinião. Acredito que o treinamento deve ser sempre focado no aperfeiçoamento das técnicas e não nas cores das faixas.

É lógico que ficamos muito felizes quando realizamos um bom exame e somos aprovados para um nível mais elevado, como por exemplo, quando se é alcançado à faixa azul, ou mesmo a vermelha. Sei que todos devem estar se perguntando, mas por que um Mestre aprovaria alguém para a faixa Branca Ponta Amarela? Talvez, pelo simples fato dele achar que aquele aluno necessita evoluir um pouco mais e aprimorar mais seus golpes, sua técnica.

Ao contrário do que alguns pensam, quando uma criança ou mesmo um adulto é aprovado, mas ao invés de pular direto para o 8º GUB (Faixa Amarela) ele é aprovado para o 9º GUB (Faixa Branca Ponta Amarela), não existe desonra nenhuma nisso, muito pelo o contrário, existe uma oportunidade de evolução maior.

Assim como prometido, postarei aqui um vídeo sobre o Saju Ap Tchagui (Sequencia de movimentos da Faixa Branca Ponta Amarela) e lembre-se: Essa faixa, assim como as outras, são apenas degraus para seu conhecimento.


2 comentários:

  1. Na minha época era um grau mais a faixa branca ponta amarela, pelo menos na Federação Gaúcha de TKD. Se um aluno tinha uma técnica excelente ele passava direto para faixa amarela, o que era muito dificila, nesse então a gente ficava na branca uns 4 meses, porque tinha muita técnica de mão e de chutes, na ponta amarela se ficava um ou dois meses. Era meio deprimente, pois se treinava duro, fazia o primeiro exame, com medo, com intertidão e prêmio dessa batalha era uma pontinha amarela do tamanho do dedo minguinho na ponta da faixa, ninguém nem se dava conta que era uma graduação hahaha era menor que a etique da marca da faixa hehehhe.
    Logo outras federações foram surgindo, muitas colocaram a cor cinza ou laranja no lugar da branca ponta amarela, alguma colocavam a amarela e no lugar da faixa amarela, entrava a faixa laranja.
    Além do Saju Ap Chagui, a gente fazia o Saju Yop Chagui (lembro que nos inicios era dificl o Saju Yop Chagui hehehe).
    PAra técnica de mão estava o conhecido Saju Jirugui e o Saju Maki(era todo em Ap Kubi Are MAki hehehe).
    Com as mudanças de federações também foi criado o Kibon Poomsae, não a origem dele, era muito simples também e sem chutes.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Caraca! hahaha, você se lembrou de bastante coisa, hei...rs. Mas era assim mesmo. Do que você citou aí, eu cheguei a praticar o Saju Jirugui Maki, que na minha época, aqui no Estado do rio de Janeiro era uma espécie de Saju Jirugui com Palmok Are Maki. Ou Seja, muita coisa mudou de lá pra cá....rsrs! Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir