Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

domingo, 9 de dezembro de 2012

Técnicas aperfeiçoadas, sucesso certo

O Taekwondo é uma arte bem complexa cheia de chutes, ataques e defesas que quando bem aplicadas podem causar um dano muito grande no oponente ou mesmo livra-lo de um golpe. Acredito e sempre acreditei em treinamento árduo. Sei que muitas academias infelizmente não corrigem as defesas, os chutes os movimentos em gerais, mas devemos dar atenção a essas correções, pois somente assim poderemos evoluir como lutadores.

Não adianta fazer exame e colocar outra cor de faixa na cintura. Como já dizia Bruce Lee, “faixa só serve para segurar as calças” e hoje em dia, nem para isso mais serve. Temos que ter em mente que a faixa que colocamos na cintura é a demonstração pública do nosso grau de conhecimento técnico. Em outras palavras, funciona assim: Se você chegou à faixa azul (por exemplo), indica que você é um aluno bem mais avançado e que tem técnicas bem apuradas. Na teoria, o aluno que está num nível mais elevado, está apto a ensinar, ajudar os menos graduados. Mas isso nem sempre é um fato concreto.
 
 
Precisamos apurar melhor nossas técnicas de aprendizado e ensino. Seja nas defesas ou nos ataques, precisamos recuperar aquele “espírito” do Taekwondo Raiz, onde os lutadores eram temidos, e acabar com esse pensamento de apenas atletas olímpicos, que precisam conhecer unicamente o Bandal Tchagui para pontuar.



Voltemos nossos olhares para a grandiosidade da Arte Marcial como um todo.

Vamos treinar galera!

2 comentários:

  1. O Taekwondo evoluiu muito, opiniões são variadas e cada um pensa uma coisa diferente, alguns podem concordar comigo. Na minha opinião evoluiu para o lado positivo e negativo, o positivo foi a popularidade e número de praticantes espalhados pelo mundo, olímpiadas, a luta ser mais prática, com menos contato assim aderindo mais adéptos. O que me parece negativo, é que se troca tão rápido de faixa que nem se chega a valorizar o grau, como disse a nota, nem pra segurar as calças serve e dessa maneira o nível técnico cai bastante também.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras meu amigo. Compartilho exatamente da mesma opinião (apesar de ser um entusiasta do lado marcial do Taekwondo...rs). Se for possível, assista aos vídeos, acredito que você vai gostar!

    ResponderExcluir