Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Nunchaku no Taekwondo




Segundo a Enciclopédia do Taekwon-Do escrita pelo General Choi Hong Hi (volume 1, página 21), Taekwondo, significa "O caminho do pé e da mão". Até então, nenhuma novidade. Mas o que muitos não sabem é que na Coreia existem outras artes marciais “irmãs” do Taekwondo, como por exemplo o Hapkido, I-Yon Bom e o Haidong Gumdo, dentre outras.

O Haidong Gumdo  é uma Arte Marcial coreana de manejo de espada;

Haidong Gumdo
Quer saber mais sobre a arte, clique nos links abaixo:


Hapkidô
O Hapkidô ou Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques. Essa arte marcial também ensina seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto.

Além de tecnicas de luta, o faixa preta em Hapkido é um Terapeuta, pois o Hapkido tem em seu treinamento o conhecimento de pontos de acupuntura e massagem, pontos que são utilizados em tecnicas de imobilização causando muita dor no adversário, mas que também são utilizados em tratamentos e terapias.

Quer saber mais sobre a arte, clique no link abaixo:
 Link

O I-Yon Bom ou San jul kon é a Arte que estuda o manuseio do Nunchaku.

Só para ter uma ideia, o Grão Mestre Young Min Kin é Faixa preta 9º DAN em Taekwondo, 7o Dan em I-Yon Bon e 5o Dan em Hapkido.  Elas não são Artes Marciais pouco conhecidas na Coréia. Apenas são pouco divulgadas aqui na Brasil. 

 

 

Existe outro estilo de Taekwondo. O Taekwondo Songahm, ensina o manuseio de armas, inclusive o Nunchaku. (mais pra frente postarei mais informações sobre outros estilos de Taekwondo).

Mas mesmo dentro da World Taekwondo Federation, já há quem treine com armas. Assista ao vídeo que aconteceu esse ano:

 

 Taekwondo e Nunchaku 

3 comentários:

  1. Exceletne post Fred, tu sabe que eu sempre usei nunchaku, desde que iniciei no TKD aos 10 anos, eu tive minhas idas e voltas no TKD, no entanto o nunchaku sempre esteve comigo. Quando eu vim morar na Argentina eu não trouxe nenhum, umas das primeiras coisas que eu fiz foi comprar o material e fiz um, depois comprei outros. Mas para mim o melhores são os feitos de maneira artezanal, porque ficam melhores para usar e fazer a manutens4ao dele. Eu copiei a maneira de fazer de um livro do mestre Marco Natalli (Kung Fu).
    Fiz muitos cursos de nunchaku, mas nunca tive algum certificado de graduação, não imaginava que havia uma arte marcial com graus para o nunchaku.

    VocÊ poderia me auxiliar se há alguma federação para obter uma graduação com o Mestre Kim?

    Vi uma na interntet que usa um uniforme amarelo, até tem um representante no BRasil, mas me interessa mais o estilo do mestre Kim.

    Esse vídeo que está o rapaz de branco, eu tinha vistou outrora, vi que tem um símbolo, mas não identifiquei qual é.

    Obrigadão pelo post!

    ResponderExcluir
  2. O I-Yon Bom é a Arte Marcial que o Grão Mestre Young Min Kim praticou e pratica até hoje, mas não tenho nenhum conhecimento dele estar envolvido aqui no Brasil com uma federação específica sobre nunchakus. Até onde descobri, ele ainda pratica, por que é um entusiasta da arma, mas sei que na Coreia, a grande maioria dos taekwondistas de raiz (sim, sim...aqueles mais aintiguinhos...rs) todos eles praticam o Hapkidô e o I-Yon Bom. Aqui no Brasil, até agora, descobri apenas informações no site Wikipedia, mas nada realmente relevante. Se eu souber de mais informações, pode ter certeza que informo a você. Vou pesquisar. Obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir
  3. oi Fred, eu gostaria muito dessa informação, se caso você saiba algo, por favor me avise :) acho que pode ter uma federação especializada na Coréia mesmo.
    Abração!!

    ResponderExcluir