Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

domingo, 30 de dezembro de 2012

Joelhada no Taekwondo. Existe ou não existe?




Há poucos dias, li num site de relacionamento (perguntas e respostas), se a joelhada era permitida no Taekwondo ou se existia tal golpe na arte. Não sei o que achei pior, se foi a pergunta ou a resposta. A pergunta, por que quem estava perguntando era um faixa Azul (5º GUB), que dentro da nossa hierarquia deveria ser um grande conhecedor desses assuntos básicos.

A resposta foi ainda pior: “...a joelhada é só usada no Poomsae...”
Eu ainda não consigo aceitar que os alunos, discípulos de um professor, ou de um mestre possam ser tão relapsos e não estudarem assuntos tão importantes. Infelizmente, isso só acontece hoje em dia, por que a grande maioria só foca nas competições. Assim, a Arte Marcial fica completamente de lado, desmoralizada perdendo espaço para outras artes que demonstram muito mais “agressividade” e eficácia.

Para haver uma resposta mais completa basta estudar um pouquinho mais. No Taekwondo existe uma variedade de chutes gigantesca, talvez seja a Arte Marcial que mais tem variações de chutes, mas não é só isso. Temos diversas técnicas de mão fechada, mão aberta, cotovelos, punho, joelho, canela e por aí vai.

O Taekwondo, ao contrário que alguns pensam, é uma arte completa, com técnicas de ataque, defesa e até torções. Por tanto, precisamos mudar essa mentalidade dos alunos e de alguns professores que o Taekwondo é só competição.

Em uma matéria publicada no site da Kukkion, o Joelho e a Joelhada é abordada da seguinte forma:

Joelhada no Taekwondo, pouco treinada, pouco conhecida, mas faz parte do Taekwondo e deve ser muito treinada para defesa pessoal.

( Knee in Taekwondo, poorly trained, poorly understood, but part of Taekwondo and should be very trained for self defense )

Mureup  ( joelho )

O joelho flexionado é sólido o suficiente para ser usado em técnicas de Chigi (ataque).  É aplicado para ollyochigi (ataque com elevação do joelho) técnicas.

1. parte aplicável: A parte do joelho quando a perna está dobrada.

2. uso: Isto é usado em técnicas de ollyochigi, dollyochigi e huryochigi.


 

4 comentários:

  1. Esse faixa azul está mal, no entanto tem cura isso hehehe. Mas se tiver outro como ele vai ler esse blog e ficar informado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Espero que eu consiga informar mais gente ...nem que seja um pouquinho...rsrs!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto. Mas pergunto: onde está esse Taekwondo? Admiro a arte e gostaria muito de aprende-la, porem de maneira completa.

    ResponderExcluir
  4. O pior é que o Murup está no exame da faixa branca pra cinza e ele já está na azul e não sabe que fez isso na primeira troca de faixa dele

    ResponderExcluir