Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Atleta com Síndrome de Down participa de campeonato de Taekwondo



O jovem atleta morador de Cornélio Procópio José dos Santos Neto, 25 anos, portador da Síndrome de Down, participou no último domingo do 29º Campeonato Norte Paranaense de Taekwondo. Neto lutou uma vez e venceu seu adversário.

Segundo o mestre (treinador) e vice-presidente da Federação Paranaense de Taekwondo, José Ricardo Silva Franco, Neto participará no dia dois de junho de um exame de faixa para tentar conquistar a tão sonhada faixa-preta. “Vai ser faixa-preta por mérito. Subiu degrau por degrau”, afirmou Franco.

No Taekwondo são 11 faixas ao todo com a preta (maior graduação). Neto começou no esporte há oito anos e desde lá mostra que consegue superar os limites e as expectativas.
Se somado o atleta consegue mais de uma graduação de faixa por ano. Desde 2004 ele já obteve 10 faixas.

“As crianças normalmente tem o preconceito, mas com ele foi diferente. Todos viram ele como atleta, trataram ele normalmente e sempre apoiaram”, explicou Franco. Para a mãe, Elaine Acosta Bonardi, Neto melhorou na disciplina depois que começou a praticar Taekwondo. “Ele sempre foi bastante preocupado, sempre organizado, muito certo e pontual, mas o esporte trouxe a disciplina”, contou.

Ela garante que com a prática, Neto começou a ter horários para tudo. “Ele sempre acorda no mesmo horário. Tem horas para almoçar, jantar e fazer atividades”, disse. O esporte deixou Neto mais regrado. A mãe garante que ele sempre foi tranquilo.
Neto nasceu em Wenceslau Braz, na época em que morava em Santo Antonio da Platina. “Descobrimos a síndrome quando levei ele até médicos de São Paulo, porque ele nasceu muito pequeno e fraquinho”, lembra a mãe. “Ele venceu muito para chegar onde está”, afirmou.

Outros atletas da academia tratam Neto com carinho e muito amor. Durante a competição sempre algum atleta passava por ele e brincava. O adversário de luta e colega Albert Gober Oliveira provocou (brincou) durante todo o tempo que os dois esperaram para a luta que aconteceu quase no fim do evento. “Vou ganhar de você”, provocava Albert.

No Taekwondo os atletas aprendem além da arte marcial, respeitar o país e suas leis, obedecer aos princípios do esporte, usar para o bem tudo o que aprender respeitar instrutor e colegas, honrar o nome dos pais, ser cortes, manter a integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável. A metodologia de trabalho é focada sempre nos aspectos sociais, cognitivos e motores. O esporte auxilia no crescimento do potencial dos portadores de deficiências e educa para a vida.



 

2 comentários:

  1. Admiro muito essa inclusão que o esporte dá à todos. Meus parabéns a família do José por confir seu filho no Taekwondo.
    Faço gosto de ver um praticante como o José.

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho isso muito interessante e gratificante. Como sempre digo, acredito em determinação, força de vontade e raça. Se um garoto que tem essas limitações consegue romper barreiras e fazer o que ele está fazendo, por que alguns adolescentes são tão preguiçosos e limitados? Todos somos capazes.

    ResponderExcluir