Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Respeito no Taekwondo, algo fundamental



Hoje quero comentar sobre um assunto que tem me incomodado muito, o desrespeito. Ele está presente em nossa sociedade atual e também dentro dos Dojans.

Como todos já devem ter percebido, sou um grande entusiasta da disciplina. Acredito que treinamento árduo e disciplina, nos leva ao sucesso. Mas infelizmente, nem todas as pessoas pesam assim e não ensinam isso.


É muito comum vermos alunos entrarem em suas academias e não cumprimentarem seus professores e superiores de forma adequada. O Taekwondo, assim como todas as demais artes marciais, tem como princípio básico a disciplina e o respeito. É necessário desenvolver isso nos alunos para poder obter evolução nos treinos e nas técnicas aprendidas em sala de aula. É de suma importância o aprendizado dessas primícias e foi por isso que os grandes mestres da antiguidade desenvolveram o Espírito do Taekwondo.


Leia com atenção o Espírito do Taekwondo e reflita. Será que você está se tornando um ser humano melhor ou apenas desenvolvendo seu corpo? 


O Espírito do Taekwondo

No Taekwondo temos cinco princípios de vida fundamentais. Estes princípios devem estar sempre presentes no comportamento do estudante de Taekwondo, dentro ou fora da aula. Esta será a sua filosofia de vida.

  Espírito do Taekwondo

 Cortesia (Ye ui)

Cortesia significa respeito, educação, simpatia. Devemos em todos os nossos atos procurar não ofender os outros com palavras ou atos. Acima de tudo devemos respeitar tudo e a todos e, fundamentalmente a nós mesmos.

Delicadeza, amabilidade, cumprimento, reverência, respeito e lealdade.

Lealdade ao país; respeito aos pais, aos mais velhos, aos professores, respeito a todos os seres vivos.

Integridade (Yom chi)

Ser íntegro é ser honesto. É assumir as nossas falhas como nossos erros e trabalhar para que estes não voltem a acontecer. É não mentir. É dizer as nossas opiniões mesmo que sejam contrárias à maioria.

Nunca devemos de abdicar dos nossos princípios em função de outros interesses.

Idoneidade; honestidade; distinguir o certo do errado; ser humano nas suas atitudes.

Perseverança (In nae)
Força de vontade é sem dúvida uma grande fonte de energia que um praticante de Taekwondo deve ter. Ultrapassar com sucesso os diferentes desafios que a vida nos apresenta e atingir todos os nossos objetivos.

Conservar-se firme e constante; persistir; prosseguir; continuar; determinação; persistência; compreender seus limites e aprender a ultrapassá-los dentro da nossa realidade permitida.

Autocontrole (Jahjeh)

A consciência que cada indivíduo possui de si mesmo e o domínio de seus atos fazem dele um homem que vive em sociedade. Possuir a capacidade de se “colocar no lugar do outro” é sem dúvida uma prova de autocontrole.

Os nossos atos devem sempre ser ponderados antes de agir e devemos sempre procurar “manter a calma” nos momentos mais difíceis. Paciência; dignidade; disciplina; equilíbrio; dominar as emoções.

Espírito Indomável (Baekjool)

Devemos sempre querer mais. Mais cultura, mais amizades, mais Taekwondo. Nunca devemos limitar o nosso conhecimento.

Com os conhecimentos adquiridos iremos ultrapassar dificuldades maiores, novos desafios e teremos novos resultados. Com todo este novo conhecimento aumentaremos a nossa auto confiança e teremos cada vez mais um maior “Baekjool”. Invencível; manter a força interior que é a chave de coragem; nunca desistir após uma derrota; rejeitar o que os outros façam se isso for errado.

3 comentários:

  1. O tkd,alèm de arte marcial é uma filosofia de vida, essencial para mente e o corpo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, é preciso formentar o espírito do Tae Kwon-Do em nosso viver diário, dentro de nossas aulas, formando para vida, afinal artes marciais se leva a vida inteira para adquirir o verdadeiro princípio.

    Sambon Nim André Américo - 5º dan

    ResponderExcluir