Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Seminário de Arbitragem de Poomsae 2013




Começou hoje, no Rio de Janeiro, o primeiro Seminário de Arbitragem de Poomsae realizado pela nova Gestão da Confederação Brasileira de Taekwondo. Sob a coordenação de Marcos Rodrigues e tendo como palestrante o árbitro internacional César Valentim, o evento contou com um grande número de participantes, que encararam esta iniciativa como “essencial” para preparar os praticantes brasileiros para as competições internacionais, nomeadamente para o Campeonato Mundial de 2013, que se realizará na Indonésia.

Marcos Rodrigues, coordenador de Poomsae da CBTKD, lembrou que “é preciso formar árbitros de Poomsae com muita urgência, pelo que esta iniciativa da Confederação e do César Valentim, é muito importante para o desenvolvimento da modalidade no nosso país e para conseguirmos trazer bons resultados”.

De acordo com César Valentim, no seminário, “está sendo feita uma atualização das regras WTF, buscando uma padronização dos árbitros brasileiros com as regras internacionais, não só aprendendo a aplicação das mesmas, mas também a execução prática e os métodos de avaliações. Contudo, o objetivo não é só formar árbitros, mas também preparar técnicos e atletas através da aprendizagem e entendimento do funcionamento da arbitragem”.

O palestrante do seminário destacou que “é importante formar árbitros capazes de ajudar os nossos atletas a evoluirem em termos competitivos, considerando que também é importante a realização, a curto prazo, da Seletiva Nacional de Poomsae, pois é necessário trabalhar a diversos níveis na preparação para o Mundial.”

Entre os participantes do seminário, estava também a atleta Manoela Pontual, que fez parte do trio feminino que conseguiu a melhor colocação do Brasil em um Mundial, no ano passado, em Tunja/Colômbia, com a conquista do sétimo lugar na competição. Segundo a atleta, “esta iniciativa está sendo ótima. Precisamos de formar árbitros antes de ter atletas capazes de ter bons resultados. Este seminário foi uma das melhores coisas que aconteceram no Poomsae do Brasil, nos últimos tempos. Foi importante trazer uma pessoa com uma grande experiência a nível internacional e isso, com certeza, motivou a vinda de tantos participantes. Tudo isto é essencial para termos uma boa equipe visando bons resultados no Mundial ”. Com grandes expectativas para o evento, a atleta do Rio de Janeiro, declarou ainda que espera “aprender ao máximo, como técnica, atleta e árbitro, para poder passar também todos estes conhecimentos, pois só dessa forma o Poomsae vai crescer no Brasil”.

Carla Sofia Flores
Assessoria de Imprensa da CBTKD

FONTE: CBTKD

2 comentários:

  1. É uma ótima atitude da Confederação, é bom estar atualizado porque os atletas evoluem junto, pelo motivo ter que adaptar as novas regras.
    A única coisa que eu não concordo é com os uniformes de poomsae, apesar de todos uniformes serem lindos, me parece um gasto a mais tantos uniformes diferentes.
    Acredito que poderia ter ficado o uniforme oficial somente o dourado que foi apresentado primeiramente, e que hoje corresponte aos mestres.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo em gênero, número e grau, meu amigo. Obrigado por comentar!

    ResponderExcluir